Modelo OSI | Redes de Computadores PU02

 

Modelo OSI

No final dos anos 1970, a Organização Internacional para Padronização (ISO — International Organization for Standardization) propôs que as redes de computadores fossem organizadas em, mais ou menos, sete camadas, denominadas modelo de Interconexão de Sistemas Abertos (OSI — Open Systems Interconnection) [ISO, 2012].


O modelo OSI Foi criado em 1977 pela ISO com o objetivo de fazer com que os hosts (Computadores) se comunicassem independente mente de fabricante. Este modelo é construído em camadas, são 7 camadas. Cada camada é responsável por alguma tarefa, cada  camada trabalha com um tipo de informação.



Camada Física (Layer 1)

A camada física é responsavel por movimentar os bits individuais que estão dentro do quadro de um dispositivo de origem para o destino. Os protocolos nessa camada de novo dependem do enlace e, além disso, do próprio meio de transmissão do enlace (por exemplo, fios de cobre trançado ou fibra ótica monomodal). Por exemplo, a Ethernet tem muitos protocolos de camada física: um para par de fios de cobre trançado, outro para cabo coaxial, mais um para fibra e assim por diante. Em cada caso, o bit atravessa o enlace de um modo diferente.

Nota: Em outras palavras e responsável pela transação de bits (representados por 0s e 1s).

   



Camada Enlace (Layer 2)

É responsável por endereçamento físico (MAC),nesta camada atua os frames(quadros),os switches que também atuam nesta camada usam informações destes frames para encaminhamento dos dados. O objetivo dessa camada é garantir a transferência confiável de dados entre sistemas conectados diretamente por um meio físico, tambem garante o controle de erros e seqüenciamento das unidades de dados

Esta camada possui uma subcamada chamada LLC (Logic Link control), esta camada contêm mecanismos de multi-Plexão e controle de fluxo. 

Camada Rede (Layer 3)

A camada de rede é responsável pelo endereçamento lógico (IP), esta camada lida com pacotes,esta camada é responsável pelo roteamento destes pacotes.Nesta camada atua os protocolos IP, ICMP,OSPF,RIP,EIGRP,etc.

Um pacote IP pode ter até 65,535 bytes de tamanho,ele possui esta estrutura:




Camada Transporte (Layer 4)

É responsável por estabelecer uma comunicação fim á fim entre dois pontos, esta camada utiliza portas para comunicação. Há dois protocolos de transporte na Internet: TCP e UDP, e qualquer um pode levar mensagens da camada de aplicação. O TCP provê serviços orientados a conexão para suas aplicações. Alguns desses serviços são a entrega garantida de mensagens da camada de aplicação ao destino e controle de fluxo (isto é, compatibilização das velocidades do remetente e do receptor). O TCP também fragmenta mensagens longas em segmentos mais curtos e provê mecanismo de controle de congestionamento, de modo que uma origem reduz sua velocidade de transmissão quando a rede está congestionada. O protocolo UDP provê serviço não orientado a conexão para suas aplicações. É um serviço econômico que fornece segurança, sem controle de fluxo e de congestionamento. 


Camada Sessão (Layer 5)

Esta camada é responsável por estabelecer,gerenciar e finalizar sessões, faz a compressão e descompressão dos dados, criptografia e descriptografia dos dados.


Camada Apresentação (Layer 6)

Define como os dados são apresentados, se em formato de imagem (jpeg,gif,png,etc), se em formato de vídeo (wmv,asf,avi,etc) ou qualquer outro formato. E esta camada serve como o tradutor de dados para a rede. É algumas vezes chamado de camada de sintaxe


Camada Aplicação (Layer 7)

A camada de aplicação é onde residem aplicações de rede e seus protocolos. Nesta camada atua as aplicações que farão a interação com o usuário como, tais como o HTTP (que provê requisição e transferência de documentos pela Web), o SMTP (que provê transferência de mensagens de correio eletrônico) e o FTP (que provê a transferência de arquivos entre dois sistemas finais). Veremos que certas funções de rede, como a tradução de nomes fáceis de entender, que são dados a sistemas finais da Internet (por exemplo, de <www.lasirgeek.blogspot.com> para um endereço de rede de 32 bits), também são executadas com a ajuda de um protocolo de camada de aplicação, no caso, o sistema de nomes de domínio.


Protocol Data Unit 

Protocol Data Unit ou PDU são as unidades de dados de cada camada do modelo OSI. PDU descreve um bloco de dados que é transmitido entre duas instâncias da mesma camada. Cada camada recebe a PDU da camada superior como um bloco de dados, adiciona seus cabeçalhos de controle, criando a sua própria PDU.





Porfavor compartilhem este blog com os demais colegas...!

Jampaniz Abuchir

LasirGeek | Compartilhando conhecimento.


Enviar um comentário

0 Comentários